Telefone
Rio de Janeiro
(21) 3527-0309
Telefone
São Paulo
(11) 5555-6993

Como me proteger de ataques cibernéticos?

Veja algumas das melhores práticas para proteger sua empresa de ataques cibernéticos!

Independentemente do segmento, é virtualmente inevitável que seu negócio seja alvo de ataques cibernéticos. A boa notícia é que grande parte desses ataques cibernéticos são evitáveis ​​quando se está sob orientação de profissionais qualificados para tal. Seja em sua equipe interna de TI ou por meio da terceirização dos serviços de segurança digital, com empresas de boa reputação ou, ainda, por uma composição das duas soluções, esses profissionais serão responsáveis por implementar boas práticas e orientar a conscientização dos demais funcionários.

Empresas em todo o mundo estão preocupadas com o problema e prontas para investir (e muito!) na segurança de seus negócios contra os cibercriminosos. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Cybersecurity Ventures, até 2021, o custo do crime cibernético ultrapassará US$ 6 trilhões anualmente, em todo o mundo.

A maioria desses ataques explora vulnerabilidades conhecidas. Assim, a maior parte dessas ações criminosas busca por falhas de segurança que estão regularmente bloqueadas em empresas bem orientadas e com boas práticas de governança em TI.  Caso sua infraestrutura de TI esteja mal configurada e não esteja sob constante manutenção e ações preventivas, ficará sujeita a toda sorte problemas para o negócio, incluindo possíveis ataques perigosos, com violação de dados, infecções por ransomware ou comprometimento dos e-mails corporativos, podendo chegar até a litígios contra sua empresa.

Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão sujeitas a ataques cibernéticos, entretanto as pequenas e médias empresas contam com menos recursos e precisam estar ainda mais atentas. Existem algumas maneiras testadas e reconhecidas pelos melhores especialistas em segurança da informação para combater os cibercriminosos e proteger sua empresa. Confira!

Crie e mantenha política de atualização de software

A maior parte dos especialistas em segurança cibernética concorda que as atualizações de software (sejam os sistemas operacionais ou os demais sistemas de sua infraestrutura de TI) está em primeiro lugar na lista de boas práticas a implementar por sua equipe de TI. Mais importante que a instalação de antivírus, inclusive. 

Portanto, você deve criar uma política de atualização de software capaz de manter todo e qualquer software utilizado por sua empresa e seus funcionários atualizado para a versão mais recente (incluindo os drivers, que são programas controladores dos dispositivos internos dos computadores). Tenha em mente que essas atualizações podem melhorar o visual ou a experiência dos usuários, mas seu objetivo principal é corrigir falhas de segurança.

Aplicativos antigos contém brechas que podem ser exploradas por hackers para lançar um ataque cibernético, entrar na rede de sua empresa, roubar dados confidenciais e causar muitos danos, sejam financeiros ou à sua reputação.

O ideal é manter sua infraestrutura sob constante monitoramento e validação. Sua política deve garantir que há verificação de todos os principais softwares para atualizações ou aplicação dos novos patches de segurança. Os mecanismos de controle devem ser capazes de certificar que houve aplicação dos patches e das atualizações de segurança em todos os dispositivos.

Habilite a criptografia de dados e execute backups regulares de dados

A criptografia de dados continua sendo uma das formas mais eficientes de segurança contra violações aos dados. Dessa forma, se informações confidenciais de sua empresa caírem nas mãos erradas, não haverá nada a perder. Uma estratégia de segurança cibernética eficaz deve prever a realização dos backups também protegidos por criptografia, pois em diversas ocasiões as tentativas de violação se dão nessas cópias. Os backups devem ser monitorados e regularmente testados.

Segundo esse raciocínio, você deve se certificar de criptografar não só os dados, mas também os backups dos dados confidenciais, incluindo informações privadas de clientes, informações de funcionários e outros tipos de dados comerciais confidenciais. 

Vale lembrar que entrou em vigor a nova Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, então qualquer perda ou roubo dos dados causará prejuízos que irão muito além de manchar a reputação da empresa.

Treine sua equipe nas melhores práticas de segurança cibernética

Quando se trata de cibersegurança, há um ditado comum: “você está tão seguro quanto seu funcionário menos informado”. E é verdade. E se um funcionário desavisado em seu escritório usar senhas fracas ou cair em uma tentativa de phishing, fazendo o sistema ficar comprometido?

É por isso que é fundamental garantir que os membros da sua equipe saibam como os cibercriminosos podem induzi-los a revelar informações confidenciais e privadas. 

Eles devem ser capazes de identificar um telefonema ou e-mail suspeito imediatamente. Treine-os sobre como proteger a organização contra esses tipos de ataques. Ter políticas sólidas para as melhores práticas de segurança cibernética é um bom ponto de partida.

Conduza avaliações de cibersegurança

É impossível construir uma defesa adequada quando você não sabe o seu nível atual de cibersegurança. Avaliações periódicas de segurança cibernética são um elemento central em qualquer bom programa de segurança, pois destaca os pontos fortes que você pode ampliar e os pontos fracos que você deve melhorar.

Começar com uma avaliação dá uma ideia clara das etapas que você precisa seguir para proteger o seu ambiente, para que possa priorizar os recursos e evitar perder tempo e dinheiro em esforços desperdiçados. 

Depois de cumprir os requisitos da análise de lacunas tradicionais, leve sua avaliação de segurança cibernética para o próximo nível aplicando uma abordagem de gerenciamento de risco. Defina as prioridades corretas e analise adequadamente os itens que você pode considerar adiar.

Tenha um plano de recuperação de desastres

Um plano de recuperação de desastres bem planejado e eficaz permitirá uma reação rápida se sua organização sofrer um ataque cibernético no futuro. 

O plano de recuperação de desastres será uma garantia para a continuidade de seu negócio, tornando sua infraestrutura de TI resistente contra uma série de desastres e imprevistos que podem lhe acometer, inclusive ataques cibernéticos. 

A comunicação, a prioridade de ações e a matriz de responsabilidade devem estar definidas claramente no plano de recuperação de desastres. Dessa forma, seu negócio estará protegido no caso de um incidente infeliz.

Use software robusto antimalware e firewall

É importante investir em um software antimalware especialmente projetado para lidar com as ameaças de malware recentes. Há diferenças entre antimalware e antivírus, pois os antimalware prometem combater os ataques cibernéticos modernos, além de vírus tradicionais.

Embora o software antimalware possa capturar e isolar malwares e vírus quando eles atacam, é fundamental evitar que essas ameaças cheguem a seus sistemas em primeiro lugar – e é aí que o firewall entra em cena.

Segurança cibernética é fundamental!

Manter sua empresa protegida contra ameaças cibernéticas requer muita diligência e desenvolvimento de uma estratégia de segurança cibernética resistente. Ao combinar as melhores práticas e aconselhamento profissional, você pode enfrentar esses desafios com eficácia.

Ficaremos felizes em colaborar com a estratégia contra ataques cibernéticos da sua empresa!

 

 

Copyright 2022 - Antharys. Todos os direitos reservados.