Conheça as vantagens de usar SQL Server como uma solução de gerenciamento de dados para sua empresa!
Um dos softwares mais seguros e completos para gerenciar dados, o Microsoft SQL Server pode otimizar o seu servidor e ainda assegurar possíveis recuperações e disponibilidade dos dados. A segurança e a redução de riscos que esse sistema possui também traz consigo outros pontos fortes ao utilizar o programa. Entenda mais:
Como definição básica, o Microsoft SQL Server é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (em inglês, RDBMS), que executa SQL (“Linguagem de Consulta Estruturada”). Ele tem a capacidade de suportar uma grande variedade de aplicativos, com processamento de grandes volumes de transações, bem como Business Intelligence e análises em ambientes de TI corporativos. Muito mais do que apenas armazenar, ele faz o registro, gerenciamento e manipulação de dados.
Quase todo sistema precisa de algum tipo de gerenciamento de banco de dados. É por isso que você deve considerar o SQL Server para as necessidades de sua empresa. Confira alguns dos principais benefícios deste tipo de solução.
Sempre foi necessário se prevenir em relação a ataques cibernéticos, mas com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ficou ainda mais urgente e necessário armazenar os dados dos seus clientes com segurança, já que a lei responsabiliza o detentor dos dados e faz exigências de proteção das informações armazenadas.
É aqui que entra a primeira vantagem do SQL Server: segurança é uma das funções primárias do software, com recursos que permitem apenas o acesso de pessoas autorizadas, toda a auditoria e outros eventos de segurança podem ser gravados automaticamente em arquivos para verificação posterior. Os administradores podem determinar o que cada usuário tem acesso, o nível de autorização, o que podem modificar e ver diferentes dados.
O SQL também permite criar camadas de segurança e até mesmo proteger computações em enclaves Always Encrypted, isto é, dados armazenados em servidores remotos que podem ser acessados com segurança e a qualquer momento, independentemente do porte da empresa e da quantidade de informações mantidas no servidor em nuvem.
Dados podem sofrer muitas corrupções em caso de queda de energia ou de servidores, causando problemas graves em empresas que não realizam processos de backup constantemente.
O SQL Server aperfeiçoou suas rotinas de recuperação de ambiente no caso de falhas, as quais são ativadas automaticamente sem necessidade de intervenção manual.
Complementarmente o SQL Server possui uma robusta plataforma para geração e automação de backups, com funcionalidades avançadas como multiplexação de backups e compactação, garantindo assim a segurança dos seus dados em diversos cenários de falhas.
Com o Business Intelligence do SQL Server você consegue facilmente transferir os seus dados para ferramentas de visualização, como o Excel ou Power BI e gerar relatórios precisos. São características que podem facilitar e agilizar possíveis apresentações ou tomadas de decisão com dados mais visuais em gráficos, planilhas e outros formatos.
Grandes conjuntos de dados (Big Data) possuem um armazenamento próprio e escalável no SQL Server. Sempre que o Big Data for armazenado no HDFS ("Hadoop Distributed File System", um sistema para armazenamento de dados grandes), ele poderá ser consultado e analisado, bem como combinado com dados relacionados. Torna-se uma plataforma unificada e otimizada, sendo que seus componentes requerem o Linux para auxiliar nos serviços e dependências (facilitando a criação e implantação do banco de dados). O SQL Server é uma ferramenta eficaz e recomendada para empresas de médio e grande porte que precisam trabalhar com grande volume de dados e combinações entre eles para relatórios, análises e tomadas de decisão baseadas em dados relevantes.
Caso você queira migrar o seu banco de dados para o SQL Server, o processo de migração é muito simples e pode ser até mesmo automatizado por um assistente da Microsoft, com total compatibilidade ao próprio programa (sendo essa uma característica rara e não tão fácil de utilizar em outros softwares da área, que pode necessitar até mesmo do uso de ferramentas pagas separadamente). Dessa forma, você não precisará passar pelo uso de soluções terceirizadas ou opções adicionais extremamente complexas para um problema que poderia ser simples de resolver, e isso também lhe permitirá uma redução de custos adicionais.
Como acontece com a maioria dos softwares, é importante garantir que os administradores do SGBD sejam totalmente treinados no Microsoft SQL. O treinamento adequado pode ajudar a garantir que você não esteja perdendo recursos vitais ou informações valiosas devido à má gestão. Para evitar contratações internas, custos com vários treinamentos e a demora para aquisição de todos os certificados, uma alternativa muito válida é contar com uma assessoria de TI externa para ajudá-lo com essa tarefa, como a Antharys.
Quando a sua empresa utiliza um banco de dados, se faz necessário um grupo para administrá-lo. O DBA (DataBase Administrator) é o profissional qualificado com funções relacionadas ao gerenciamento do banco de dados e metadados, planejamento da capacidade (conforme os dados consomem espaço), além de modelar, mover, garantir as disponibilidades e outras funções. Em casos de falhas, os processos de atualizações e backups completos se fazem necessários, o que é uma das maiores funções do DBA. Em nossa equipe, você poderá encontrar profissionais qualificados para essas funções, e tornaremos a sua gestão descomplicada e segura.
Se esse caminho parece interessante para você, aproveite para conversar com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo a implementar uma solução SQL em sua empresa!
Fale com um de nossos especialistas