Muitos se perguntam porque Big Data é tão importante para as empresas, outros já conseguem perceber que, com a sua criação (e respectivas análises - o Analytics), várias companhias têm conseguido criar oportunidades de crescimento.
Porém, antes de tudo, deve-se esclarecer que não é exatamente a quantidade de dados que importa, mas sim o que é feito com esses dados.
No início do milênio, o Gartner definiu Big Data com "três Vs": dados que apresentam alta Variedade, entrando em Volume cada vez maior e em Velocidade crescente.
Logo se percebeu a necessidade de mais “dois Vs”, afinal, os dados precisam ser confiáveis, exprimir Veracidade e, por fim, necessitam de análises e inferências que lhe imputem Valor.
No mundo atual, sua empresa tem que se aproveitar desses conceitos e técnicas. Pode ter que certeza de que seu concorrente os está utilizando para encontrar tendências, desenvolver estratégias e para facilitar fluxos de trabalho.
Os benefícios do Big Data para sua empresa permearão vários aspectos do seu negócio como, por exemplo: redução de custos, melhoria na tomada de decisão, desenvolvimento de novos produtos e serviços, aumento em vendas e em lucros, entre outros.
Para que estas informações cheguem na prática até você, é comum se deparar com as várias ferramentas que o mercado oferece e não conseguir entender qual seria a melhor opção, de acordo com os objetivos e necessidades do seu negócio.
Entenda neste artigo as principais diferenças entre as ferramentas mais utilizadas para visualização de Big Data:
Splunk se apresenta como uma plataforma de Inteligência Operacional. Ele se conecta praticamente a qualquer dispositivo, coletando e relacionando os dados de máquina.
Desenvolvido pela Splunk Inc, ele é amplamente utilizado em soluções para segurança da informação empresarial (onde é líder no Quadrante Mágico da Gartner para SIEM) e operações de TI.
Também possui um conjunto abrangente de casos de uso. Além das já citadas, pode ser aplicado para compliance, antifraude, business analytics, análise de comportamento do usuário, machine learning, DevOps, entrega de aplicativos, internet das coisas e muito mais.
Splunk é uma solução robusta e escalável e, também, flexível na utilização com relatórios facilmente visualizáveis. Um dos pontos mais fortes da ferramenta, está na facilidade de localizar problemas, além da implementação rápida que o torna pronto para utilizar em poucas horas.
Possui uma versão gratuita com algumas limitações como, por exemplo, o uso de apenas 500 MB/dia, mas pode ser o suficiente, dependendo da necessidade específica de sua empresa.
Os preços do Splunk são calculados por volume de Big Data consumidos na plataforma e não são muito acessíveis conforme os dados armazenados aumentam. A configuração do software exige profissionais qualificados na plataforma, pois é mais complexa que algumas ferramentas concorrentes.
Se este é seu CRM, já tem o primeiro argumento para adotar o Tableau, pois poderá montar análises e realizar previsões baseadas em IA (inteligência artificial) numa única plataforma.
Com a integração do Tableau ao CRM, poderá trabalhar com a inteligência da ferramenta, identificando tendências e prevendo resultados nativamente no Salesforce CRM.
O Tableau está presente entre os líderes de mercado no Quadrante Mágico de 2020 da Gartner para plataformas de análise e business intelligence, e é mantido pela Salesforce após sua aquisição anunciada em agosto/2019.
Ele é, antes de tudo, uma ferramenta de visualização de dados e se apresenta como um dispositivo self-service, onde o próprio usuário pode criar suas análises e suas visualizações.
O recurso mais valorizado do software é a interface fácil de usar por ser muito intuitiva e prática. Os dados são mais visuais e a ferramenta permite criar dashboards mais interativos, alterando os critérios de filtros que o usuário deseja.
Entretanto, nem todos os gestores desejam fazer análises e manipulações de informações, preferindo receber tudo consolidado para agilizar sua tomada de decisão.
Sem dizer que o mundo real não é perfeito e a maior parte do Big Data recorrentemente precisa de tratamento, formatação, transformação e consolidação para formação de um modelo de dados adequado para se trabalhar com o Tableau.
Essa tarefa exigirá que sua empresa conte com um analista ou uma equipe de analistas desempenhando essa tarefa e, possivelmente, ferramentas de software adicionais.
O Tableau disponibiliza uma versão grátis com algumas limitações, nomeado de Tableau Public. Trata-se de uma plataforma para dados públicos (não privados), disponíveis on-line para qualquer pessoa ver.
Porém, para utiliza-lo na sua empresa, a implantação deverá passar pelo Tableau Server, podendo estar armazenado em sua infraestrutura local, na nuvem ou alternativamente com o Tableau Online. Além disso, precisará de uma combinação de licenças nas funções Creator, Explorer e Viewer.
Por existir várias edições e múltiplas opções de preços, os valores das licenças são um pouco confusos. Então preste atenção na hora de utiliza-los.
Junto com o Qlik Sense, o QlikView é um dos softwares mais populares desenvolvidos pela Qlik. Inicialmente, a empresa comercializava o QlikView, solução de analytics clássica. Já geração seguinte da solução, foi batizada por Qlik Sense.
Assim como no Tableau, embora não tão sofisticada, a interface e os dashboards são vistos como pontos fortes, fáceis de utilizar e compreender.
Já os recursos de controle de acesso e segurança geral, são melhores no Qlik Sense. Nele você consegue encontrar vários tutoriais e materiais que acompanham a ferramenta.
O Qlik Sense possui sofisticada capacidade para criação de fluxos de trabalho usando fontes de dados dispersos e de grande volume. A ferramenta oferece suporte para limpeza e, também, para transformações complexas em seus dados.
Através de scripts e com o Qlik Sense Data Architect, você consegue realizar as transformações nos dados desejados, pois trata-se de potencialidade adicional, mas também mostra como o aprendizado no Qlik Sense pode se tornar mais difícil.
O Qlik Sense possui ferramenta para criação de aplicativos e de páginas web muito útil e capaz de facilitar a visualização de dados.
As licenças da Qlik estão disponíveis em várias modalidades, seja por usuário ou grupo de usuários. A implantação pode ser realizada em sua infraestrutura interna ou na nuvem da própria Qlik, caso você esteja usando o SaaS. Nesse modelo, deve se atentar para o limite padrão de tamanho do app (in-memory).
Power BI , desenvolvido pela Microsoft, é uma das opções com preço mais baixo em relação a todas as opções citadas até aqui . Muitas empresas o utilizam pela vantagem no TCO (custo total de propriedade). Os preços iniciais estão em média US$9,99 mensais por usuário.
A Microsoft também disponibiliza uma versão gratuita: o Power BI Desktop, mas há limitações como, por exemplo, quantidade de compartilhamento dos relatórios criados.
O Power BI possui boa integração com o Microsoft Excel e possui gráficos dinâmicos, tabelas interativas e painéis customizáveis. Para utilizá-lo é simples, requer apenas um bom conhecimento em Microsoft Excel e DAX.
Em geral, quando sua empresa precisar importar dados e criar relatórios simples, o Power BI será a solução mais intuitiva e fácil de usar.
Mas, quando precisar de análises avançadas no Power BI com uso de ferramentas adicionais, como o Power Pivot ou o Power Query, prepare-se para contar com um consultor ou profissional experiente em sua equipe. Além disso, há limitações de performance para tratar grandes volumes de dados.
Apresenta boa integração com diferentes tipos de fontes de dados e o suporte à nuvem se faz através do Microsoft Azure.
O PowerBI fica atrás dos concorrentes anteriores em termos de visualizações de dados e análises, embora seja constantemente aprimorado, mas apresenta bom custo/benefício para diversas necessidades de negócio.
O BigViewer é a plataforma de visualização de dados e analytics desenvolvida e licenciada pela Antharys Tecnologia. Trata-se de uma solução robusta e acessível para todas as organizações independentemente do porte.
A plataforma se conecta a diversas fontes de dados, sejam Big Data formatados de banco de dados ou dados não estruturados. Seu grande diferencial talvez esteja em duas características principais:
1º) na boa performance ao tratar grandes e complexos volumes de dados;
2º) controle de acesso e segurança geral dos dados.
O BigViewer dispõe de boa interface e os dashboards são visualmente agradáveis e de fácil compreensão para os usuários.A interface de edição e criação de painéis de visualização, porém, não é intuitiva e necessita de apoio e consultoria.
Em geral, sua comercialização e licenciamento acompanha pacotes de serviços embarcados, o que pode ser uma grande vantagem para diversas companhias, pois contará com profissionais qualificados a sua disposição para análise dos dados e geração dos dashboards.
Embora pareça desvantagem para algumas empresas, a interface trará benefícios para companhias que não possuem ou não desejam investir em equipes de analytics.
Outra vantagem que a solução embarca, é a possibilidade de plugins adicionais à plataforma com funcionalidades específicas desenvolvidas sob demanda para a necessidade do seu negócio.
As licenças são geralmente comercializadas por CNPJ, o que faz a solução se apresentar como um dos melhores custo/benefício.
Agora que você entendeu melhor as características, recursos e valores de cada solução,você poderá optar pelo software ideal para o seu negócio!
Nós, do Antharys, estamos muito felizes em ajudá-lo nessa jornada de aprendizado sobre Big Data, além de tirar suas suas dúvidas e oferecer as melhores práticas na gestão de dados e conhecimento e tudo isso trabalhando com Splunk, BigViewer, Tableau, Qlik, Power BI e mais.
Seja qual for sua necessidade, setor e porte da empresa, os especialistas da Antharys Tecnologia estão preparados para entregar soluções na medida para o seu negócio.