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TCO e TCA em TI: Calculando as médias e custos da estrutura de governança de TI no Brasil

Nem sempre os custos totais são tão visíveis quanto parecem, o que pode acarretar em erros de cálculos ao realizar um novo investimento, prejudicando a sua empresa. Ao adquirir soluções em tecnologia, custos ocultos e não esperados podem prejudicar o ROI (return on investment) desejado. Entretanto, há como calcular corretamente os custos e obter benefícios dessas soluções, através dos cálculos de TCO e TCA.
Entenda mais neste artigo:

 

Calculando os custos de aquisições com TCA

O TCA (Total cost of acquisition) é um conceito voltado para calcular todos os custos de compra do serviço ou bens em questão

Esse cálculo compreende o valor total do serviço e demais custos de instalações e preparações caso necessário, incluindo comissões, taxas, frete e outros, mas normalmente não considerando custos operacionais ou de treinamentos aplicados.

O que é e como calcular o TCO?

O TCO (Total cost of ownership) é o custo total de propriedade, e se difere do cálculo TCA, uma vez que o TCO proporciona métricas para todo o ciclo de vida do produto ou serviço.

O TCO fundamentará a gestão estratégica de custos de seu negócio, permitindo avaliar o longo prazo e, com grande precisão, mensurar custos (mesmo que indiretos) de uma solução de TI.

Os cálculos podem compreender um determinado período de tempo em anos, e incluir elementos de custos de espaço físico, energia, manutenções, equipamentos, reparos, suporte, infraestrutura de TI necessária, perda de produtividade por conta de indisponibilidade (downtime) entre outros elementos até chegar aos custos de descarte. 

O TCO é essencial para uma boa análise de ROI. Assim como a escolha dos seus fornecedores deve ser orientada para aqueles capazes de oferecer o menor TCO e não o menor preço.

Pode-se organizar logicamente a mensuração do TCO, conforme o momento de ocorrência dos custos: incorridos pré-transação, incorridos durante a transação e aqueles incorridos pós-transação. Os custos pós-transação são os mais frequentemente ignorados pelas empresas.

  • Incorridos pré-transação:

São os custos decorrentes das ações desenvolvidas antes do pedido de compra ser processado. Envolvem a identificação da necessidade; busca e qualificação do fornecedor (seja setor interno na sua empresa ou uma empresa terceirizada); identificar a necessidade; adicionar o fornecedor ao sistema interno; além de alinhar os métodos do fornecedor com as operações da sua empresa; convergir procedimentos, expectativas e adaptar sistemas à nova empreitada.

  • Incorridos durante a transação:

Já os custos decorridos durante a transação são de identificação mais direta e compõem o preço; frete; tributos e desembaraço aduaneiro; pagamento; implantações, configurações e instalações; inspeções; devoluções; acompanhamento e possível correção no caso de alguma falha.

  • Incorridos pós-transação:

Aqui entram os custos incorridos em ações realizadas após a entrega do produto ou serviço pelo do fornecedor. Podem ocorrer meses ou até anos depois da entrega. Esse é um dos motivos que os torna mais difíceis de mensurar e monitorar. Vários fatores podem ser elencados nessa fase, como a verificação de falhas ou vícios na implementação de ambiente operacional de TI, necessitando de revisões ou reparos; operação cotidiana; rejeição de produto ou serviço final entregue; manutenção de equipamentos; trocas de peças; descarte de equipamentos; entre outros. Geralmente, nessa fase do ciclo de vida do produto ou serviço estão os principais custos envolvidos no processo de compra e, por isso, devem ser monitorados e associados aos responsáveis por sua ocorrência.

 

O conceito de custo total de propriedade não é novo e os gestores de TI o aplicam há vários anos. O modelo que apresentamos é bastante útil, mas não se encerra em si mesmo. A análise e mensuração dos custos diretos e indiretos para determinação do TCO está em constante evolução. Além desses elementos, é importante verificar os custos de oportunidades e ter conhecimento total sobre a situação atual da infraestrutura de TI que você já possui. 

Segundo o FGVcia, a média de custos nas estruturas de TI de empresas brasileiras abrange 8% do faturamento líquido da organização. Essa média é alta, e pode ser menor e mais otimizada ao contratar assessorias e especialistas confiáveis de TI.

 

Compreendendo o valor real do investimento

Através dos cálculos de TCO E TCA, será possível analisar o investimento necessário a determinada empreitada e compará-lo com os benefícios a longo prazo. Quando previamente calculados, sua gestão poderá trazer economia, otimização de operações e outras oportunidades para sua empresa. 

Os custos que estavam ocultos e, portanto, entregavam uma noção superficial sobre a possível contratação ou compra, ficarão visíveis, auxiliando a tomada de decisão estratégica do seu negócio.

Investimentos tecnológicos podem garantir vantagens competitivas, segurança e melhorias ao seu negócio, desde que tenha o especialista necessário no lugar certo e empresas experientes te auxiliando.

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