A governança de TI existe para garantir que os processos de TI da sua empresa trabalhem para alcançar os objetivos do seu negócio, permitindo tomada de decisões corretas e seguindo as regras estabelecidas.
Portanto, gerenciar as informações e controlá-las é uma parte essencial desses processos, e o COBIT pode auxiliar o seu negócio a desenvolver, organizar e implementar todas as estratégias de governança de TI e gerenciamento de informações. Aplicar a governança de TI com as práticas ideais do mercado é essencial aos objetivos estratégicos da empresa. Entenda mais:
Diferente de gestão, a governança foca em monitorar o cumprimento de regras e em direcionar os processos do TI, a fim de que estejam totalmente alinhados com o objetivo da empresa e trabalhando para atingi-los.
Gerenciando recursos, desempenho, possíveis riscos e visando o alinhamento estratégico e a entrega de valores reais, a governança de TI facilitará o retorno de investimento e otimizará as práticas de TI da sua empresa. De forma geral, a governança de TI é fundamental no planejamento estratégico empresarial, e não somente uma prática de suporte dos processos.
Para melhorar e agilizar de maneira correta a governança de TI, ela é normalmente aplicada através do uso de um framework, que estabelece um conjunto de práticas ideais de governança e gestão.
O uso desses modelos dos frameworks auxiliarão a aplicar a governança de uma maneira muito mais precisa, pois são ações realizadas e testadas em funcionamento na prática, por diversas empresas e especialistas.
Como citado anteriormente, a adoção de um framework de TI irá catalisar o processo de maturação das melhores práticas de governança em sua empresa.
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), desenvolvido pela ISACA, é um desses frameworks, com foco em alinhar as ações de TI ao planejamento estratégico do seu negócio. Tem a intenção de criar estratégias de governança flexíveis, colaborativas e integradas com as evoluções tecnológicas atuais. O COBIT 2019 é a atual versão do framework e aborda novas tendências, tecnologias e necessidades de segurança, facilitando que a governança de TI seja aplicada de forma eficaz.
Ao utilizar o COBIT como base para as diretrizes de governança corporativa de TI de sua empresa, três benefícios principais podem ser esperados:
O COBIT é um framework extremamente completo e amplamente utilizado. É possível poupar tempo e esforço ao utilizar as práticas do framework, que já são funcionais e otimizadas, sem a necessidade de mais testes internos e tentativas de implementação.
O Compliance (conformidade com regulamentos e práticas) também se torna muito mais fácil ao utilizar o COBIT, uma vez que você poderá verificar, entre todas as práticas que o framework demonstra como ideais, quais você já realiza no momento, e as próximas a serem aplicadas na empresa.
Quando as práticas estiverem alinhadas com os objetivos do negócio, você perceberá com clareza as opções de contratar uma boa assessoria, softwares ou outros produtos e serviços, uma vez que tudo estará organizado.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) possui códigos das melhores práticas de governança corporativa. Sem o uso correto da governança de TI, a aplicação de um framework para auxiliar no alinhamento e disponibilização das práticas ideais, você corre o risco de direcionar processos de TI para aplicações que não auxiliarão nas estratégias da empresa, o que acarreta em custos altos, baixo ROI, prejuízos financeiros ou de segurança.
Caso você tenha alguma dúvida em como utilizar a governança no TI da sua empresa com o auxílio do COBIT, caso não saiba como dar o próximo passo ou caso queira aplicar esses serviços no seu negócio, entre em contato com a Antharys.
Nós possuímos experiência e forte capacidade em projetos de TI, com soluções em infraestrutura de TI, Compliance, Big Data & Analytics, entre outras, que te apoiarão e te auxiliarão nessa jornada, transformando informações em valor real ao seu negócio.