Hoje, a TI é estratégica e suporta praticamente todas as empresas. Qualquer falha, portanto, além de representar graves prejuízos financeiros, pode inviabilizar a continuidade do negócio.
Os desafios de TI são muitos e as preocupações com falhas de hardware, de software ou da segurança dos dados são constantes. Porém, a grande maioria dos problemas são previsíveis, podem e devem ser evitados. Existe um conjunto de procedimentos reconhecidamente eficazes e de implantação plenamente viável com o auxílio de profissionais qualificados.
Entenda melhor neste artigo:
O monitoramento de rede, bancos de dados e demais itens da TI é muito mais estratégico do que se pensa. Trata-se de uma função crítica e oferece ampla gama de benefícios para todos os tamanhos e segmentos de negócio.
Em muitos casos é requisito de compliance, pois muitos programas de conformidade exigem tal monitoramento como ISO 27001, PCI QSA ou FISMA (Federal Information Security Management Act).
Uma vez implementada e executada por profissionais qualificados, o monitoramento pode economizar dinheiro, aumentar o desempenho e a produtividade dos funcionários e reduzir custos de infraestrutura.
Ainda que importante, adquirir a garantia e o suporte dos fabricantes de software e hardware está muito aquém do mínimo necessário para seu negócio. É imprescindível possuir uma equipe, própria ou terceirizada, monitorando a rede proativamente. Além de evitar paradas indesejadas na produção, controlar volumetria e obsolescência, ela cuidará de preocupações da maioria dos executivos de negócios atualmente: segurança dos sistemas e inviolabilidade das informações.
Quase nenhum negócio sobrevive sem informações atualmente. Por isso, deve-se planejar e implementar uma adequada política de backup e recuperação de dados, como parte do Plano de Continuidade de Negócios de sua empresa.
E mais, após implantada, ela deve ser verificada, testada e validada constantemente.
Este também é, a propósito, requisito de compliance. Em muitos casos, está presente nas recomendações para boa governança corporativa de diversos framework, como no COBIT.
Lembre-se de que backups íntegros serão seu último recurso e a diferença entre manter os seus dados seguros, ou perdê-los, em casos de desastres. Logo é preciso estar preparado.
É árdua a tarefa de manter conformidade de todo o licenciamento dos diversos produtos que são utilizados na empresa. Alguns negócios sequer têm ciência de que estão utilizando softwares ilegais e só irão descobrir ao receber a pesada multa.
A equipe de TI deve realizar a gestão correta do licenciamento de software e acompanhar renovações. Deve promover constantes estudos para possível substituição por soluções similares, de menor custo ou de software livre.
A gestão do uso de software não para por aqui. Muitíssimo importante é manter seus softwares atualizados. Mais que adicionar novos recursos e melhorar os recursos existentes, as atualizações de software corrigem falhas de segurança e removem bugs (erros em programas). Os hackers adoram falhas de segurança e normalmente procuram o caminho mais fácil. Se sua empresa não se cuidar, eles irão explorar as vulnerabilidades de software, pondo em risco seu negócio.
A primeira ação de segurança é planejar: elaborar políticas de proteção, com as atividades e estratégias voltadas para a segurança, controle de acesso e a disponibilidade dos dados.
Todas as empresas estão sujeitas a ataques e crimes cibernéticos, erros humanos internos, desastres naturais e outros incidentes que podem comprometer tanto a segurança quanto a disponibilidade das informações.
É importante, ainda, cuidar para que servidores e demais equipamentos de TI estejam instalados em ambiente com infraestrutura física adequada, bem projetada e implementada.
Todas as operações de TI precisam andar alinhadas com a estratégia do seu negócio, e soluções não podem ser delegadas para o último momento. Se a falha acontecer, poderá ser fatal para seu negócio.
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