A Virtualização é uma das tecnologias com maior eficácia para reduzir custos de infraestrutura de TI. Além disso, racionaliza a utilização dos recursos ao minimizar ociosidades. E as vantagens não param aqui, uma vez que os benefícios passam por aumentar a disponibilidade dos aplicativos, reduzir a complexidade, melhorar o desempenho geral, entre outros.
A essa altura já deve estar se perguntando como a Virtualização de Hardware pode ajudar sua empresa e se indagando sobre as melhores opções disponíveis no mercado.
A equipe da Antharys Tecnologia elaborou este artigo para responder a essas e a outras questões, além de explicar o que é Virtualização de Hardware, quais os virtualizadores mais utilizados e as vantagens dessa implementação em sua empresa.
O primeiro passo para entender o conceito da tecnologia é fazer um comparativo entre o que é real e o que é virtual. Consideramos real aquilo que tem características físicas, palpáveis. Quanto ao virtual, está ligado ao que é abstrato, simulado. Assim, a virtualização seria um ambiente virtual que simula o real, sem a necessidade do acesso físico a uma máquina.
De forma mais simplificada, Virtualização é a capacidade de criar computadores virtuais em seu servidor real, ou seja, seu computador ou sua máquina física.
Assim, dentro de um mesmo servidor (hardware – a máquina física), é possível criar várias máquinas virtuais com as mais variadas aplicações e com as mais diversas funcionalidades. Objetivamente, sua empresa comprou um servidor apenas e este servidor está funcionando como vários servidores diferentes, operando simultaneamente e de forma independente. Afinal, os servidores virtuais são simulações do que seria a estrutura física do servidor como ele era compreendido anteriormente.
Dessa forma, você pode rodar programas de sistemas operacionais diferentes sem precisar contar com várias máquinas. Pode, ainda, testar uma versão mais recente do seu sistema antes de atualizar a versão de produção. Outra funcionalidade muito útil é a redundância das máquinas virtuais, ou seja, promove-se alta disponibilidade do ambiente ao se executar as aplicações em vários servidores físicos, como medida de segurança contra falhas.
Na verdade, é usual criar vários computadores virtualizados dentro da mesma máquina, sem perder desempenho ou produtividade, em sincronia com outro servidor físico igualmente capacitado. Para isso, são utilizados softwares chamados hypervisors (Hipervisores, em tradução livre), que separam e dividem os recursos físicos das máquinas, permitindo que sejam utilizadas, separadamente, em diversos ambientes virtuais.
Já dissemos que a virtualização gera uma série de vantagens. Abaixo teceremos mais detalhes sobre algumas dessas vantagens:
Agora que já conhecemos as vantagens da Virtualização, é hora de entender mais sobre os processos e suas aplicações.
Uma das principais soluções de virtualização do mercado, a VMware tem aplicações para todos os tipos de usuários. Com diversas ferramentas e funcionalidades, é o sistema mais robusto disponível no mercado, mas pode exigir investimento maior em alguns casos... Em sua linha de produtos, há desde aplicações gratuitas (disponíveis para uso doméstico, pessoal e não comercial) até soluções completas como vSphere Hypervisor, vSan e o vCenter Server.
A Microsoft é uma das gigantes de tecnologia e tem investido maciçamente no mercado de Virtualização. Sua solução, o Hyper-V, já faz parte de alguns pacotes do Windows e se adequa a diversos cenários, inclusive os de alto desempenho. Portanto, é uma solução prática e de baixo custo se já possuir as licenças no Windows. Atualmente, o Hyper-V atende exigências para ambientes de alta performance, disponibilidade e escalabilidade bastante robustas.
Projeto iniciado em 2007 pela alemã Innotek, adquirida pela Sun Microsystems em 2008, que no ano seguinte foi comprada pela Oracle. É uma aplicação de código aberto, com sua configuração e operação intuitivas. Se houver necessidade de executar o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle, ele te trará vantagens no licenciamento, uma vez que para os demais virtualizadores por software, deverá pagar por cada um dos processadores da máquina física, mesmo que sua máquina virtual utilize apenas um processador.
Outra solução open source é a Xen. De origem britânica, ela utiliza um sistema de para-virtualização, que proporciona um melhor desempenho, se sua máquina não tem instruções de hardware de suporte à virtualização. É muito utilizada no meio acadêmico e por usuários do sistema Linux. Em 2007 foi adquirida pelo Citrix, mas manteve suas características originais, com uma versão corporativa licenciada.
Kernel-based Virtual Machine (máquina virtual baseada em kernel, em uma tradução livre), ou KVM, é uma tecnologia open source baseada no Linux. Ela é muito robusta, sendo utilizada em grandes datas center e provedores de cloud, como a AWS. Parte integrante do sistema operacional Linux, funciona também em outros sistemas, como BSD, Solaris, Microsoft Windows e Haiku.
Você já viu as vantagens e conheceu os principais processos de virtualização de Hardware. Mas como implementar de forma simples e eficiente a solução no seu negócio?
Nós na Antharys Tecnologia temos toda a estrutura para te auxiliar na implementação e no gerenciamento de Virtualização. Nossa equipe de especialistas está pronta e receptiva com ótimas soluções de Big Data & Analytics, Automação e RPA, Banco de Dados, Infraestrutura de TI, LGPD e Compliance.
Entre em contato com um consultor