Os dados são um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. Se uma corporação perder os seus dados, dependendo da quantidade e da complexidade, essa instituição pode ter um dano irreparável para seu negócio, podendo inclusive ir à falência.
É por isso que os dados ficam armazenados no que chamamos de banco de dados. E manter a segurança desse banco é essencial.
A segurança do banco de dados é uma das funções de um profissional chamado de DBA, uma abreviação do termo em inglês Database Administrator, em português, administrador de banco de dados.
Você ainda tem dúvidas sobre a relevância de se ter um DBA para proteger os dados da sua empresa? Neste artigo, vamos te explicar o que é o serviço DBA e a importância dele para o seu negócio. Confira!
Vamos começar te explicando quais são as principais tarefas de um DBA na empresa. Este profissional possui muitas responsabilidades importantes, como instalar, configurar, atualizar, gerenciar, migrar e proteger o banco de dados, entre diversas outras atividades.
Basicamente, esse administrador tem o papel de cuidar de todos os aspectos importantes dentro de um banco de dados. Ele pode criar contas, conceder e revogar privilégios e estabelecer níveis de segurança.
Saiba mais sobre as principais responsabilidades desse profissional:
Agora que você já entendeu as principais tarefas de um DBA, vejamos os problemas de segurança mais importantes a que seu Banco de Dados está sujeito:
Todas essas perdas de segurança são danosas e precisam ser observadas na hora de se estabelecer as políticas de segurança do banco de dados. Nesse cenário, o DBA tem um papel fundamental.
A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, foi criada para regular as atividades de tratamento de dados, principalmente as atividades empresariais. Saber como se adequar a essa lei é muito importante para todo negócio que trabalhe com dados de terceiros.
É preciso, então, aprimorar processos para contemplar essas novas exigências sobre governança e proteção de dados. E fazer a análise dos dados da empresa e garantir a sua segurança também é uma das tarefas de um DBA.
Veja algumas ações necessárias que são incentivadas pela LGPD:
A lei é bastante extensa e sugerimos que você tenha um profissional do setor jurídico em sua empresa para te ajudar com todas as mudanças necessárias, visto que se enquadrar nas exigências da LGPD não é apenas uma tarefa do setor de TI.
Além de ter conhecimento sobre a LGPD, quais são as medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança dos dados do seu banco?
O SGBD é um sistema como outro qualquer. Portanto, a sua segurança está fortemente atrelada à segurança do ambiente onde ele está inserido. Sendo assim, aspectos de segurança da informação, de hardware e de rede são necessários e interagem com a segurança de um banco de dados.
Existem várias medidas possíveis de serem tomadas para garantir a segurança do seu banco de dados e nós vamos listar algumas delas agora:
Como você viu, o DBA colabora justamente para que você não tenha preocupação quanto aos dados da sua empresa, pois estarão protegidos.
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