Você conhece um matemático londrino, especializado em ciência de dados, chamado Clive Humby? Ele disse uma vez que “os dados são o novo petróleo”.
Essa frase ficou famosa no mercado porque representa bem o fato de que as empresas que souberem usar os dados ao seu favor tendem a lucrar e prosperar com isso.
Decisões do gestor de uma empresa têm o potencial de afetar várias famílias e até a economia de uma região. Uma vez minerados, os dados disponibilizados trarão compreensão do que se passa dentro e fora da sua empresa, para decisões com base em conhecimento.
Portanto, a mineração de dados é responsável por extrair dados de diversas fontes disponíveis, para que possam ser transformadas em informações valiosas, para a tomada de decisão empresarial.
Quer saber mais sobre a mineração de dados? Continue a leitura para entender por que a mineração de dados é um conhecimento tão relevante!
A mineração de dados é a ação de extrair conhecimento de uma grande quantidade de dados. Assim como a mineração de rochas ou lama em busca de pedras preciosas ou minério, a mineração de dados deseja extrair o que há de precioso (conhecimento) das fontes de dados disponíveis que tem para minerar.
Assim como o minerador, o cientista de dados pode utilizar várias ferramentas, como:
Depois do Big Data, as possibilidades de fontes onde minerar dados são diversas, como redes sociais, sistemas transacionais, websites e até mesmo de outros bancos de dados.
A decisão de quando começar e quando terminar uma mineração de dados tem a ver com a necessidade em obter conhecimento em busca de respostas para um problema ou para descobrir novas informações.
A mineração de dados tem poder para diferenciar e dar competitividade a um negócio, potencializando processos, diminuindo custos e aumentando os lucros, a partir de análises estratégicas possíveis de serem feitas após a mineração.
Aqui, iremos falar de 6 técnicas de Mineração de Dados para extrair conhecimento dos dados de uma empresa. Podemos dividir essas 6 possibilidades em dois grandes grupos de análise: a análise preditiva e a análise descritiva. Entenda mais sobre elas agora!
Na mineração de dados, a análise preditiva usa valores conhecidos para predizer um valor desconhecido ou futuro. Um exemplo é quando se utiliza a análise preditiva para autorizar um novo limite no cartão de crédito de um cliente.
Para autorizar ou não esse limite, a análise se baseia em atributos conhecidos dessa pessoa, como a sua idade, a sua renda, o uso do seu cartão de débito e por aí vai. Destacamos 3 técnicas da análise preditiva:
1- Técnica da classificação - esta técnica recupera informações relevantes sobre os dados e classifica os itens em classes. Um exemplo de aplicação dessa técnica é conseguir classificar, a partir da recuperação de dados, uma cobra como venenosa ou não.
2- Técnica da regressão - esta técnica é utilizada para analisar o relacionamento entre variáveis. A partir desse relacionamento, ela faz a previsão de um valor (não de uma classe). Um exemplo de aplicação dessa técnica é conseguir prever a quantidade de vendas de um novo produto com base nos gastos com propaganda para divulgá-lo.
3- Técnica da detecção de desvios - esta técnica observa dados que não correspondem a um comportamento esperado. Um exemplo de aplicação dessa técnica é conseguir detectar, a partir de um comportamento não esperado, fraudes em um cartão de crédito ou fraudes na gestão de contratos de uma companhia.
Na mineração de dados, a análise descritiva encontra padrões que descrevem os dados de forma compreensível. Um exemplo é quando se utiliza a análise descritiva para compreender padrões de produtos que são comprados juntos, como o pão e a manteiga.
Também destacamos 3 técnicas da análise descritiva:
1- Técnica da clusterização - esta técnica é utilizada para identificar dados semelhantes entre si. Um exemplo de aplicação dessa técnica é poder segmentar o seu público para fazer campanhas específicas para um subgrupo de clientes que se interessam por um mesmo tipo de produto.
2- Técnica das regras de associação - esta técnica é utilizada para fazer a associação entre dois ou mais itens e descobrir padrões ocultos. Um exemplo de aplicação dessa técnica é fazer cestas promocionais de mercado com produtos que os clientes geralmente compram juntos, como o vinho e o queijo.
3- Técnica dos padrões sequenciais - esta técnica é utilizada para descobrir padrões de sequência nos dados em um determinado período. Um exemplo de aplicação dessa técnica é realizar rotas de turismo sabendo que os turistas que vão ao Pão de Açúcar, visitam depois, em sequência, o Cristo Redentor.
Nós podemos auxiliar a sua empresa a minerar dados. Como já falamos, a integração de dados é uma ferramenta poderosa para a mineração.
O BigViewer é uma solução ao alcance de toda a sua organização, independentemente de tamanho ou setor, para garantir acesso centralizado e em tempo real aos dados do seu negócio.
Com o ANTHARYS BigViewer, a liderança de sua companhia tomará decisões baseadas em conhecimento e os insights virão naturalmente.
Ideal para suportar projetos Big Data, envolvendo internet das coisas e inteligência empresarial, a sua organização poderá escalar rapidamente todas as linhas de seu negócio e obter o maior potencial de seus dados.
Você ainda convive com dificuldades em integrar os diversos sistemas da sua empresa, ou em consolidar dados dispersos em setores diferentes? Essa realidade pode ficar no passado.
A ANTHARYS TECNOLOGIA é uma empresa de Tecnologia da Informação, com alta capacidade e forte experiência em promover soluções com Big Data & Analytics, Banco de Dados (DBA), Automação e RPA, Infraestrutura de TI, Compliance e LGPD.